Consórcio Vale a Pena?

O que é consórcio?

O consórcio é um investimento seguro e a forma mais econômica e inteligente de adquirir um bem ou um serviço. É um sistema de compra parcelada, onde um grupo de pessoas é formado com o objetivo comum. Em comparação com as opções de crédito do mercado, os consórcios são mais baratos O sistema de consórcio apresenta uma infinidade de bens e planos de pagamento para quem deseja investir de uma forma prática, tranquila e segura. Se você acha que guardar dinheiro não é uma atitude fácil, com o consórcio é possível formar uma poupança e ainda comprar o bem desejado as parcelas podem ser definidas de acordo com aquilo que cabe no seu bolso.

Como funciona na prática?

Agora você já sabe o que é um consórcio. Porém vale a pena mesmo adquirir um ? Primeiramente, é preciso conhecer todos os detalhes do seu funcionamento. Cada administradora de consórcio oferece uma gama de produtos, o que significa que o cliente pode escolher entre diferentes valores de créditos, parcelas e prazos de pagamento. Essa liberdade de escolha oferece a você o conforto de poder optar pelo plano que se adéqua melhor às suas possibilidades financeiras. 

Logo depois de decidir a melhor opção para você e assinar o contrato, você se torna um consorciado e passa a ser identificado pelo número da sua cota no grupo. A partir disso, você começa a pagar as parcelas do seu consórcio. Além também que o cálculo das parcelas é feito dividindo o valor da carta de crédito pela quantidade de meses de pagamento. entra nessa soma a taxa de administração cobrada pela empresa para organizar todos os detalhes do grupo, bem como o fundo de reserva e em alguns casos o seguro. O grande diferencial do consórcio é ser um meio de aquisição de bens ou serviços de forma parcelada e sem juros

Vantagens de fazer um consórcio:

  • 1. Utilize o seu veículo como lance; 

Em vista, além de ser uma ótima opção, dar o carro usado como lance é muito simples. Basta solicitar à administradora uma relação com as concessionárias parceiras. Posteriormente, escolher uma para avaliar o seu carro  e se certificar de que ela o aceita como “entrada” na compra de outro veículo. O valor da avaliação será o mesmo do lance a ser ofertado antes da assembleia.

 Contudo se seu lance for o maior e você for contemplado, a concessionária fica com o seu veículo. Com isso usar o seu carro para dar um lance em um consórcio tem duas grandes vantagens: segurança e comodidade. Com essa estratégia, você consegue adiantar a contemplação da sua cota. 

  • 2. lucrar alto vendendo sua carta de crédito contemplada; 

A princípio venda da carta de crédito é vantajosa por inúmeros motivos, é excelente opção para quem deseja ter de forma imediata o crédito, você também pode vender sua cota de consórcio contemplado para realizar algum investimento mais rentável, além de vender e recuperar parte do que já foi pago para usar como entrada para comprar algum bem. Desta forma, com esse resultado esse tipo de negociação é seguro na hora de realizar sua compra e garante excelentes condições para a compra do veículo próprio, imóvel ou investimento. 

  • 3. Você pode usar uma parte da carta de crédito para lance;

Nesse sentido com o lance embutido é possível oferecer uma parte da carta de crédito como lance. Quem possui uma reserva financeira e tem pressa em obter a carta de crédito deve considerar sempre a oferta de lances para antecipar a contemplação, sendo assim, essa é uma grande chance para adiantar a conquista.

Além disso, isso garante que você, futuro consorciado, se planeje, definindo todos os seus planos com base na sua condição financeira, afim de não comprometer o suas finanças.

  • 4. Garanta a segurança do investimento

Atualmente, há quem acredite que consórcios podem ser inseguros e que todo o investimento pode ser perdido por conta de fraudes ou insolvência da administradora. Sobretudo a verdade é que as administradoras de consórcios precisam ser autorizadas pelo Banco Central, instituição que também fiscaliza as empresas do ramo. 

Além dessas garantia institucional, você também pode contar com ajuda profissional para avaliar cada contrato e fazer uma pesquisa por prestadoras de serviços que vão cuidar bem do seu investimento. Tendo em vista, também do ponto monetário, é melhor colocar recursos em uma aplicação de consórcio que é um investimento seguro para comprar um carro ou um imóvel, pois, apesar de pagar as despesas da taxa de administração, a economia de dinheiro é enorme e com mais segurança.

Nesses casos, participar de um consórcio pode ser uma boa opção, uma vez que, tornando-se integrante do grupo, você passa a fazer parte de uma espécie de poupança forçada. Isso quer dizer que você faz os pagamentos mensais e forma um fundo para a aquisição do bem ou contratação do serviço, mas só tem acesso ao valor quando é contemplado. Isso auxilia a evitar compras por impulso e gastos supérfluos.

  • 5. Você pode utilizar o FGTS para lance;

De acordo com a Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), o FGTS pode ser usado de várias formas no consórcio imobiliário, como na oferta de lance, no adiantamento das prestações, no complemento da carta de crédito e na amortização ou liquidação do saldo devedor. Saiba mais clique aqui.

  • 6.Consórcio não requer entrada

Desta forma, quando falamos na compra de veículos, existem algumas possibilidades bastantes claras: realizar o pagamento à vista, fazer um financiamento ou entrar em um consórcio. Nas duas primeiras opções, é preciso ter um grande valor já poupado, tanto para quitar o valor completo ou mesmo para garantir uma boa entrada já que, quanto maior a entrada em um financiamento, menores as parcelas e juros.

No entanto, em meio a crise econômica, esse tipo de solução está cada vez mais distante da realidade atual. O consórcio é uma modalidade de compra que permite a aquisição de um bem ou a contratação de um serviço de forma programada e econômica, uma vez que as empresas administradoras oferecem diversas opções de crédito, prazos e parcelas que encaixam na sua situação e no seu bolso.

  • 7. Contemplação

De antemão, com a contemplação você pode ter uma facilidade maior de adquirir o bem, porém é feito também o lance e o sorteio. Sobretudo caso você queira adquirir com mais rapidez, basta aumentar o lance, ou caso prefira, também pode esperar por condições melhores e pelo sorteio feito. Com a contemplação você possui dois cenários possíveis: ou resgata o valor investido até então, com correção, ou pode optar por receber o seu bem. Em todos os aspectos você sai ganhando e tem retornos interessantes.

Tendo as informações das vantagens você pode iniciar agora mesmo seu planejamento de realizar um bom investimento através do consorcio.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento.