A compra do apartamento ou da casa própria é um marco importante na vida de qualquer pessoa. No entanto, o caminho para realizar esse sonho não é nada simples: é preciso organização e planejamento financeiro antes de pensar em adquirir o imóvel que você tanto quer. É preciso guardar dinheiro, escolher o melhor rendimento, pesquisar e ter prioridades na hora de gastar. Quer saber mais? Veja algumas dicas que iram te ajudar.

Planejamento Financeiro

  • Organize suas finanças e estabeleça metas de poupança

Comprar um imóvel não é nada barato. Por isso, a primeira coisa a fazer para atingir essa conquista é se organizar financeiramente. Tenha em mãos seu orçamento, lance seus ganhos e gastos em uma planilha e calcule quanto sobrará por mês para ser investido na compra do imóvel.

Com base nesse orçamento, se esforce para economizar e tente estabelecer um percentual mínimo de sua renda a ser poupado por mês. O interessante é trabalhar com uma meta de valor para ser poupada. Se o projeto de aquisição do imóvel for de médio a longo prazo, uma dica interessante é aplicar a quantia que vem sendo economizada mês a mês.

  • Analise a sua situação financeira

Fazer um estudo sobre as despesas e sua renda fixa e variáveis é fundamental para qualquer planejamento financeiro. Isso, porque antes de economizar, é preciso se certificar do que é um gasto extra e supérfluo. Para evitar dívidas, é sempre preferível pagar qualquer coisa à vista. Porém, devido aos altos preços dos imóveis, nem sempre isso é possível. Por isso, é importante ter em mente quais são as outras formas de pagamento possíveis e adequá-las de acordo com sua capacidade financeira.

  • Procure a melhor forma de pagamento

Com o orçamento devidamente planejado, resta saber qual forma de pagamento melhor se encaixa ao que se pode pagar. Se a compra não puder ser realizada à vista, é possível optar por um consórcio ou por um financiamento confortável ao bolso. Se o projeto de aquisição do imóvel não tiver urgência, o consórcio se revela uma alternativa interessante, porque não conta com inclusão de juros nas parcelas (Para saber mais CLIQUE)

-Algumas dicas para financiamento

Ao optar pelo financiamento, prefira pagar o valor de entrada mais alto possível. O ideal é conseguir pagar já à vista pelo menos 30% do valor do imóvel. Abaixo disso, o melhor a fazer é esperar e juntar mais dinheiro. Isso porque, quanto menor for a quantia a ser financiada, menores serão as parcelas e os juros a serem pagos e mais rápido o imóvel será quitado. A parcela de financiamento deve corresponder a no máximo a 20% de sua renda. Lembre-se de que financiamentos desse tipo são de longuíssimo prazo e podem impactar seu orçamento por um tempo considerável.

-Seu FGTS pode ajudar

Não se esqueça também de que uma ajuda pode vir de seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), já que seu uso é permitido para a aquisição e financiamento de imóveis. Antes de optar por ele, porém, pesquise bem as condições e taxas do banco e negocie melhores condições de pagamento. (Para saber mais CLIQUE).

-Consórcios oferecem custos mais baixos

A compra por meio de consórcios também vem se tornando uma alternativa muito popular entre os brasileiros. Ele é ideal para aqueles que não estão com pressa na aquisição, oferendo um custo mais baixo. (Para saber mais CLIQUE).

  • Recorra à ajuda de um corretora

Corretoras de valores são as opções mais indicadas para quem busca potencializar rendimentos. Mesmo com tanto planejamento, ninguém está livre de imprevistos. Por isso, é sempre prudente contar com um apoio de profissionais especializados e competentes na área. A ajuda de um consultor de imóveis pode ser necessária caso ocorra uma situação não esperada ou até mesmo para solucionar questões relacionadas ao financiamento ou o consórcio, por exemplo.

É importante ter total confiança nesse profissional. Peça a ele que esclareça as dúvidas envolvidas na compra, identificando possíveis problemas com documentação, pagamento, escrituras, entre outros trâmites.

Organize suas economias e faça uma simulação de crédito( CLIQUE AQUI) Com um bom planejamento, comprar o imóvel tão sonhado será muito mais fácil e confortável ao bolso.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento.